sexta-feira, novembro 04, 2005

Submarinos amarelos etc e tal

Foi na 4a feira passada, o Glorioso (todo e sempre poderoso) saiu derrotado do jogo com os espanhois do Villareal numa partida em que só uma equipa quis mesmo vencê-la, o nosso Benfica, claro está.

Depois de uma derrota tão injusta como frustrante, começou o linchamento geral do guarda-redes Rui Nereu.
É verdade que o rapaz teve culpas no golo (apesar de não ser um frango monumental, está lá perto), mas que raio, não têm todos direitos a errar e a falhar? Que dizer da nossa "sempre isenta" comunicação social que, sempre que Vítor Baía ou Ricardo mandam uma frangalhada, se apresta a arranjar desculpas, "acontece aos melhores" etc etc? Claro, Rui Nereu joga na equipa a "mandar-abaixo", se jogasse de azul cor de merda ou verde inveja já tinham saído todos a desculpá-lo pelo lapso...

Ainda relativamente a esse lance, uma vez que temos sempre que arranjar bodes expiatórios quando as coisas correm mal, que dizer dos médios defensivos? Onde estava Petit? Onde andava Manuel Fernandes?? A praticar remates para a bancada? Como é que foi possível deixarem o jogador brasiespanhol receber a bola, olhar para a baliza, tomar um café, fumar um cigarro, galgar meia dúzia de metros e rematar sem qualquer oposição para o golo?
É óbvio que à-posteriori é fácil falar, mas também Ronald Koeman falhou, mais uma vez. Desde que chegou a Portugal, temos ouvido o holandês num diálogo de surdos (provocado pela imprensa, é certo) com o outro holandês Co Arrogancie sobre quem é mais ofensivo que quem. Mas, tal como em Inglaterra, contra o Manchester, como em Espanha, contra o Villareal, fica a impressão que Koeman arrisca e joga ao ataque mas somente no paleio. Como já o disse, é óbvio que agora é fácil falar mas não teria sido melhor ter saído Manuel Fernandes (que passou o jogo a tentar marcar um golo de mais longe da baliza do que aquele que marcou em Espanha...) em vez de Karagounis (que estava a ser dos melhores na 2ª parte)? Sim, porque a poder dar um passo de gigante para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, a jogar em casa, contra uma equipa moribunda e sem ideias (que acabou por ter a sorte do jogo) porquê não tirar um dos dois médios defensivos e tirar afinal o jogador que melhor estava a fazer a transposição defesa-ataque?

Isto é apenas a minha opinião, claro, até porque sei perfeitamente que se ele tivesse tirado o Manuel Fernandes e o Benfica acabasse por perder na mesma, todos lhe iam cair em cima e dizer que o homem não percebe nada de bola... e um desses "todos" seria o "sempre isento" jornal record, para quem Manuel Fernandes foi o melhor jogador do Benfica. Em vez de terem visto este jogo na Luz devem ter revisto o jogo da 1ª volta, em Espanha...

De resto, gostei (mais uma vez) de ver o Nuno Assis entrar e a jogar, ainda que por pouco tempo (aquele passe de morte para o Léo... - ninguém me tira da cabeça, se este homem não tem vindo para o Benfica a meio da época passada, nunca teríamos sido campeões - está a ser muito injustiçado este ano), gostei mais uma vez de ver a garra do João Pereira (é um jogador à-Benfica, digam o que quiserem) e ver o Anderson a dar mais uma ou duas borlas serviu para comprovar aquilo que tenho dito desde o início do campeonato, o Ricardo Rocha é mesmo o melhor central do Benfica, sem sombra de dúvidas. O Anderson é bom? É sim senhor, mas o Rocha é melhor, muito melhor. Quer-me parecer que o Anderson teve foi a sorte de apanhar um treinador que ainda não conhece bem a equipa, porque devia estar no banco e esperar pela sua oportunidade como os outros (Alcides, por exemplo). Porque o Ricardo Rocha só tem jogado praticamente na esquerda (onde aí é quase zero). O Luisão, apesar de achar que é o piorzinho dos três, penso que está bem a titular pela garra que tem e pela grande capacidade de liderança que demonstra em campo, como se viu também na época passada na forma como impulsionava e contagiava a equipa lá em baixo no relvado.

(não é
necessário falar no belga-do-apito-na-boca pois não? Será que se ele tivesse começado a mostrar cartões quando devia o Villareal acabaria o jogo com onze jogadores em campo? Acho que nem com dez, mas enfim...)

E assim, acabou por ser um orgasmo generalizado da parte do animal dragarto, "ah e tal, o submarino amarelo afundou-vos e tal" e mais não sei quê.
Para uns, vamos ver o que acontece hoje no jogo contra a equipa do Messias que vem de três vitórias consecutivas (e a estes nem lhes podemos dar tanga porque o Halmostardas fez-lhes um reset à sua ligação à UEFA).
A outros, esperemos pelo jogo de domingo. Pode ser que lhes saia o tiro pela culatra e também tenham histórias de submarinos amarelos para nos contar...

P.S.: na próxima época, deixa de se poder "limpar" cartões do Campeonato nos jogos da Taça de Portugal. O Pampilhosa que procure novas formas de financiamento...
eXTReMe Tracker


referer referrer referers referrers http_referer