segunda-feira, janeiro 30, 2006

"Serão efeitos secundários da poesia?" (*)

Já passaram então dois dias após o mau jogo de futebol que o nosso Glorioso fez com os mortos do lumiar.
J
á quase tudo foi dito sobre o que aconteceu. O Benfica jogou mal (ou nem sequer jogou se quiserem) e o desportivo do lumiar fez o jogo da época. Cheira-me é que já no próximo fim de semana voltam a encostar, em casa com o Nacional, e voltam as lamúrias habituais com a arbitragem.

O jogo foi, como já o disse, muito mau da parte do Benfica. Apanhámo-nos a vencer quase sem saber como e o sportem, para além de já ter tido uma grande oportunidade de marcar, não se deixou ir abaixo com isso. Antes pelo contrário, as melhores oportunidades de golo pertenceram-lhes em exclusivo e foi com elevada dose de sorte (ou terá sido... azar?..) que chegámos ao intervalo a vencer.


A segunda parte foi o descalabro total. Dir-se-á, a culpa não pode morrer solteira. Pode ser que sim, já vi muitas críticas a tudo e mais alguma coisa, o que eu acho esquisito porque, para muitos, depois desta séria de 9 vitórias consecutivas, o Benfica era o maior, ia ser Campeão Europeu, os jogadores eram os maiores e o treinador não havia igual, e agora, com esta derrota, parece que o Benfica já ficou atrás do clube do lumiar, parece que já não tem hipóteses de vencer o Liverpool, etc, etc.


Eu prefiro acreditar que foi um dia mau. O Benfica jogou mal? Sim. Abordou o jogo com sobranceria? Se calhar, sim também. Mas nada está perdido. Muito pelo contrário. O Benfica só tem a ganhar a partir daqui. Saiba o Koeman motivar e elevar a moral aos jogadores. Não me parece que até final do campeonato voltemos a ver um jogo tão mau da nossa equipa.

Não deixo no entanto de criticar algumas opções do treinador neste jogo. Para começar, não consigo perceber porque é que o homem continua com as suas invenções. Não percebo porque joga o Nélson na lateral esquerda. É fácil criticar à posteriori o desempenho do Alcides, é verdade, mas não é aí que eu quero chegar. Se o Nélson não tem jogado bem, porque raio é que não vai para o banco uns tempos? O Léo não estava lesionado...
De qualquer forma, eu não acho que o Nélson ande a jogar tão mal como se diz e, para mim, devia ter jogado sim, mas na direita, com o Léo na esquerda. E não digo isto porque o Alcides tenha feito talvez o seu pior jogo desde que está no Benfica, digo-o como tenho andado a dizer há muito tempo, porque acho que é mesmo a melhor solução. O Alcides é central, pode ser um bom "desenrasque" para quando o Nélson estiver impedido de jogar. Mas com o Alcides a lateral, a equipa perde aquela profundidade ofensiva.

O grande erro no entanto, na minha opinião, claro, esteve na substituição do Manduca pelo Manuel Fernandes. E não dá para entender como se volta a cometer o mesmo erro do início de época. Eu sou daqueles que não aceita muito bem que o Benfica (porque é o Benfica, é o Maior), jogue com dois médios defensivos. Para mim era apenas o Petit e um médio tipo número 10, Karagounis por exemplo. Tal como era no início da década de 90, com Thern (depois Paulo Sousa) e Rui Costa. E não percebo, dizia eu, como se pode voltar a insistir em Petit, Beto e Manuel Fernandes ao mesmo tempo em campo. Para além do aspecto psicológico (transmite
medo lá para dentro, para a equipa), os três em campo atrapalham-se uns aos outros e aquele meio campo fica uma barafunda.

De resto, já muito se falou na noite (muito) não do Alcides, mas também os dois centrais falharam clamorosamente. O Andersson foi cometendo erros básicos ao longo de todo o jogo, o Luisão foi ridículo naquele lance do 2º golo. Não dá para entender como é que, depois do falhanço do Alcides, o Luisão não ataca logo a bola, "cair em cima" (como se diz na gíria) do Liedson antes dele controlar a bola. E teve mais que tempo para isso. Ao invés, deixou o antigo arrumador dominar a bola, virar-se, e fazer-lhe a finta de corpo que é meio golo.
Claro que isto sou eu a falar, e eu sou suspeito porque, tenho para mim que o nosso melhor central é, de longe, o Ricardo Rocha. E está no banco. O Luisão é grande
voz de comando, sem dúvida, mas já começa a ser anedótica a forma como é sempre metido no bolso pelo Liedson.

Para finalizar a minha análise, e lá volto eu ao Alcides (de quem eu gosto bastante, mas a central), alguém que lhe dê um valente puxão de orelhas, porque no 3º golo ele tinha obrigação de ir atrás do prejuízo e se calhar até tinha tempo de roubar a bola ao Liedson... mas, ao invés disso, "preferiu" abrandar a marcha e hesitar "corro/não-corro" por duas vezes - isso vê-se perfeitamente nas imagens.

E assim se perdeu um jogo. Apenas isso mesmo, um jogo. Que foi festejado do outro lado como se de uma vitória de um campeonato do mundo se tratasse. Ridículos os festejos e as provocações de sá pinto e companhia. É engraçado ver como o campeonato deles está ganho. Agora até podem descer de divisão, mas o que é que isso interessa? ganharam ao Glorioso Benfica, os pequenos festejam sempre assim. Melhor, nem todos os pequenos. O Gil Vicente ganhou na Luz e não se viu nos seus jogadores tanta demonstração de pequenez, mas enfim...

Saudações Campeoníssimas

P.S.: ainda bem que nós não somos como os "diferentes". Porque se assim fosse, tentaríamos justificar a derrota com o penalty que ficou por marcar sobre o Nuno Gomes na 2ª parte. Seria porventura o 2-0 e o "matar" do jogo logo naquele momento. Mas o Benfica jogou nada e nem 1-0 merecia estar a vencer quanto mais 2-0...

P.S.2: para aqueles que ainda espumam pela boca a propósito do Petit, lembro apenas que, no lance do penalty, o Custódio não viu o respectivo amarelo. Mais, no lance que antecede esse mesmo penalty, o Caneira fez obstrução grosseira ao Geovanni. E também não viu o amarelo. Que lhe teria dado a expulsão, cerca de 10 minutos depois, quando finalmente o árbitro lhe mostrou aquele que deveria ser o segundo.


P.S.3: ontem, em Vila do Conde, os gaienses lá conseguiram empatar. E aquela bola que não chegou a sair e dava o golo da vitória ao Rio Ave nos descontos? Que dizer da posição onde o fiscal de linha se encontrava? Há dúvidas? Decide-se a favor de quem é costume decidir-se. E que dizer da "vista grossa" que o árbitro fez quando o Idalécio queria entrar em campo? Só a rir, deve ter sido o 1º jogador no mundo em toda a história do futebol, que teve de esperar quase 5 minutos para entrar em campo...

(*) Dia Mau, Ornatos Violeta

1 Comments:

Blogger antitripa said...

Ainda pensei ir atirar uns very lights ao koeman...mas eu tenho os dentes todos...não uso bigode e cheiro bem...rssss
saudações bi-campeã

terça jan. 31, 04:53:00 da tarde 2006  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker


referer referrer referers referrers http_referer