segunda-feira, novembro 21, 2005

Mais do mesmo

Mais uma vez, poderia começar aqui por falar em mais 1 ponto (a juntar a mais 4 nas duas jornadas anteriores) retirado ao nosso Glorioso, por mais um vesgo que nos tempos livres gosta de brincar aos fiscais-de-linha. Mas não. A verdade é que mais uma vez, o nosso treinador voltou a "pedir" ao adversário para nos ganhar e assim ficámos novamente a 8 pontos do 1º lugar.

E, claro, se fosse para falar desse fora-de-jogo, manda a ética e a lucidez (aquilo que os do lumiar e os de gaia não sabem o que é) teríamos de falar também no penalty que dá origem ao nosso 2º golo, que realmente só existe na cabaça do general ferreira.

É curioso ver que, depois de ter passado o jogo a mandar jogar sempre que Nuno Gomes era ceifado junto da área do Braga, ora por Nunes ora por Ném (e a apitar a cada encosto de jogadores do Benfica nos do Braga junto da área benfiquista...), é curioso verificar dizia eu, como é possível depois de tudo isto marcar aquele penalty a favor do Benfica.
Será que o snr. ferreira nunca terá imaginado que o Braga seria capaz de marcar aquele 3º golo e vencer assim o jogo? Será que o snr. ferreira terá tido um flash naquele preciso momento e pensado "epa! 2 coelhos de uma rajada só! beneficio o Benfica, com um penalty que não existe em lado nenhum (e assim arranjo falatório para mais de 3 meses), mas sobretudo tiro pontos aos dois e beneficio aquele me paga o leite e os rebuçadinhos".

Pois é. Mas o fiscal-de-linha não era da mesma opinião, e sabe perfeitamente que é muito mais fácil tirar pontos no futuro ao Braga, do que ao Benfica, e vai daí, depois de ter passado a 1ª parte a assinalar todos os foras-de-jogo existentes e os não-existentes, cá vai disto, e 3º jogo consecutivo que o Benfica é prejudicado por um monte de esterco com uma bandeirinha na mão.

No entanto, tal como o já referi antes, o Benfica perde, não por culpa própria, mas sim por culpa do treinador que tem. Mais uma vez.
Com efeito, tal como aconteceu nas derrotas com o Gil Vicente na Luz, com o Desportivo do Lumiar no Sanitarium, com o Manchester em Inglaterra e, mais recentemente, com o Villareal na Luz, as culpas não podem, nem de perto nem de longe, ser assacadas aos jogadores.

Se nas duas primeiras derrotas do campeonato a causa das mesmas foi a tentativa de implementação de um sistema de três centrais tão ridículo como a existência do desportivo do lumiar, ontem voltaram-se a verificar os mesmos erros (ou simplesmente inocência, própria de um menino...) que já se tinham verificado nos jogos da Liga dos Campeões.

Koeman ainda não é sócio do Benfica? Ainda não lhe falaram nos descontos na Optivisão? Ou ele tem algum caso com o Beto? (isto para não falar outra vez do Anderson, que ontem até marcou um golo, mas que a defender fica a anos-luz do Ricardo Rocha. Basta ver como o inócuo Maxi Bebe-Água, que até ontem nunca tinha marcado um único golo pelo Braga, lhe ganha a bola nas alturas no último golo)

Mas isso até acaba por não ser o mais grave. Tal como em Manchester, o Benfica pareceu estar a jogar com menos um durante muito tempo, mas o grande erro de palmatória do holandês de ataque (nas palavras só...) é mesmo o medo que ele transmite à equipa, o recuo e o deixa-andar-a-ver-se-tenho-sorte. E um dia ele havia de nos explicar porque é que só dá indicações para dentro do campo quando está a ganhar. Já tinha ficado com essa ideia em jogos anteriores, mas o de ontem, e o último na Luz com o Rio-Ave, vieram exactamente de encontro aquilo que eu pensava. Koeman é arrogante, e dá a ideia de achar que ele nunca tem culpa de nada, tipo, deve imaginar ele quando a equipa está a perder "epa vocês é que estão a jogar logo vocês é que estão a perder, por isso desenmerdem-se". E lá se encosta ele ao banco a ver a equipa lá dentro à espera que caia do céu algum livre à entrada da área...

É pena que isto aconteça porque eu tenho visto o Benfica a jogar bom futebol, e chega-se à conclusão que quando Koeman não inventa o Benfica ganha. Quando inventa, os resultados estão à vista...

P.S.: no seguimento do post anterior, não deixo de achar engraçado a forma como os adeptos do clube da minha cidade festejaram ontem a vitória sobre o meu clube. Era vê-los aí pela cidade tolos-cheios-de-felizes a apitar como se o Braga tivesse sido campeão europeu. Broncos e provincianos pensava eu que existiam maioritariamente na cidade do Porto (os adeptos do fc gaia..) mas ontem tive a prova que afinal não é bem assim e Braga também é só parolada...

P.S.2: também ainda no seguimento do post anterior, é pena eu não ter um scanner, assim digitalizava um artigo que veio na edição de Sábado no jornal "A Bola" sobre os "fervorosos adeptos do Sp. Braga". Um deles, o que aparece vestido de bispo, conheço-o eu muito bem, desde há muitos anos, ferrenho adepto do desportivo do lumiar, anti-benfiquista primário. É engraçado como as pessoas são hipócritas. Agora que o Braga vai andando na mó de cima (pela mão de um benfiquista...) já são todos do Braga desde pequeninos. Pois é, mas deste infeliz lembro-me eu bem, ainda o pai dele tinha o restaurante lá em baixo em Maximinos. Na altura até elogiava muito um tal de Simãozinho, que despontava nas camadas jovens do Lumiar. Imagino que a alcunha de Padeiro venha, não da padaria que o pai tinha antes dos restaurantes, mas sim das enrabadelas que o Benfica lhe foi dando ao longo dos anos...
E assim nasceu mais um adepto do Braga. Se dúvida houvessem.......
eXTReMe Tracker


referer referrer referers referrers http_referer