quinta-feira, janeiro 12, 2006

Curtas

1. Mais uma vitória do nosso Glorioso, mais uma partida sem sofrer golos.
Nada a dizer sobre o jogo, desta vez não ficou nenhum penalty por marcar a favor do Benfica assim como o Luisão (que até não jogou...) não teve de ir lá à frente saltar e ver o guarda-redes adversário saltar de encontro ao seu cotovelo. E assim não temos de ouvir por mais duas semanas, os jornais, a rádio, a televisão, os palhaços, os totós, os bobos da corte e afins a dizer que o Benfica está a ser levado ao colo.

2. Koeman tirou o Quim e meteu o Moretto na baliza.
Tal como muitos benfiquistas (mas não aqueles que só sabem dizer mal e são autênticos agouros), também eu fico um bocado preocupado com o "balneário" da equipa. Quim vinha cumprindo até aqui e, como é do conhecimento geral, chegou até a jogar lesionado porque a dada altura era o único guarda-redes do plantel disponível e para se evitar voltar a meter o guarda-redes da equipa B, que deu mostras de não ter ainda nervo para a coisa.
Pessoalmente, não concordo com a troca, assim como também não concordei com a saída do Moreira no ano passado. Mas pessoalmente também não vou muito "à bola" com o Quim. Pode ser muito boa pessoa (tenho a certeza que sim, já diziam que o era quando ele estava cá em Braga) mas como guarda-redes denota muitas falhas, a mais evidente será talvez as saída da baliza nos cruzamentos.
Mas que dizer? Isto de trocar de guarda-redes tem muito que se lhe diga. Mudar após um jogo menos bom do ilustre é mau porque se lhe está a tirar confiança e a passar a mensagem de que "se falhas, sais", e um dia que ele volte a ser necessário entrará com esse peso sobre os ombros. Mudar quando o jogador está a cumprir com o que lhe é pedido é mau porque o jogador não merece.
Koeman já deu mostras que sabe pôr a equipa a jogar bem. Mas também já deu mostras que é "um mimo" a tirar confiança aos jogadores (Quim, contra a Juventus na pré-época, Dos Santos e Léo, também na pré-época, Nuno Assis, etc, etc...). Mas uma coisa é certa: alguém acredita que, depois da novela em torno da contratação do Moretto, depois de Luís Filipe Vieira ter ido propositadamente ao Brasil no último dia do ano, alguém acredita que o Moretto ia para o Benfica para ficar no banco?

3. Vitória na Taça de Portugal.
Na Taça de Portugal, fomos vencer a casa do Real Madrid, tal como tinha referido o nog_ofloda (do mar vermelho) aquando do sorteio. Lembro que por essa altura, tivemos de ouvir as barbaridades do dirigente máximo destes fulanos a ameaçar o Benfica que ia passar um mau bocado, o Benfica que não pensasse que eram favas contadas, que o touriz ia fazer das tripas coração e que no final iam passar a eliminatória.
O Benfica ganhou, sem grandes dificuldades...
E depois de um jogo sem espinhas, sem casos, sem nada, voltámos a ouvir os tarados sexuais do treinador e do presidente destes gajos, quais pardalitos, a mandar filetes sobre não sei bem o quê.
O primeiro, a queixar-se de que depois de terem enviado uma bola à trave, o árbitro deixou de marcar livres contra o Benfica. O Benfica não ter feito mais nenhuma falta entretanto, não interessa nada para o caso.
O segundo, o mauzarrão do presidente, a dizer que quem merecia passar era o tourizense porque tinham tido três oportunidades, uma das quais flagrantes, na qual a bola foi à trave da baliza do Benfica, e que o Benfica só conseguiu ganhar com dois lances de bola parada. Ainda bem que este é mais um dos iluminados, porque assim ficámos a saber que golos que o Benfica marque na sequência de bolas paradas são ilegais, deveriam ser anulados. Mas só quando fôr o Benfica... Porque o facto de a única grande oportunidade que o tourizes tiveram ter nascido de um livre directo, não interessa sequer ao menino jesus...

4. Jogos dos pardais.
Mais do mesmo. É na taça e no campeonato. No fim-de-semana, tive oportunidade de ver os dois jogos, de ambos os pardalecos. No dos pardais do lumiar, ainda consegui ficar de boca de aberta. Depois de terem estado à beira de serem goleados, conseguiram empatar o jogo sem saber bem como. Pior, depois disso ainda acabaram por ter oportunidades suficientes (pelo menos três), para passar para a frente do marcador. Mas, como a sorte não dura sempre, Wender lá acabou por dar alguma justiça ao resultado. Mas, depois daquela primeira parte, e depois de ver a tareia que o Braga lhes deu... 3-2 é muito, muito escasso. Razão teve o Shrek Bento no final do jogo: "Este resultado é injusto..."
No jogo dos outros pardais, mais do mesmo também, como é habitual. Um golo que nasce de uma falta que não existe (o piscineiro diego, depois de levar uma cacetada no meio-campo, equilibra-se, vai por ali fora, atira-se para o chão à entrada da área e o árbitro faz-lhe a vontade...), e mais um penalty que ficou por marcar a favor da equipa adversária, no caso o Boavista. Mas o que é mais impressionante nos jogos destes, é o quão ridícula é a arbitragem durante o resto do jogo, isto é, tirando os lances em que eles são beneficiados à descarada mesmo. A chamada arbitragem inteligente. É impressionante como ninguém da equipa adversária se pode encostar a suas excelências, é impressionante como eles podem jogar às pernas dos adversários, como eles podem intimidar os adversários, como eles podem gritar e berrar com o árbitro. Impressionante como o Paulo Assunção leva cartão amarelo apenas nos descontos e a pedido, para poder limpar a série no jogo da taça. É impressionante como é sempre o João Vieira Pinto que é expulso, por protestos, depois de passar o jogo sempre a levar nas pernas. E assim vai o gaia em 1º lugar do campeonato com 6 pontos de avanço...

Hoje, nos jogos da taça, mais do mesmo. O lumiar a chegar ao empate (depois de estar a perder - em casa - com o Vizela) com um penalty que só existe na cabaça do árbitro. O gaia chega à vitória com um penalty marcado por um fiscal-de-linha que levanta a bandeira muitos segundos depois, quando se apercebe que metade da equipa de gaia tem os braços levantados a pedir qualquer coisa... Escusado será dizer que não há penalty nenhum...

Saudações Campeoníssimas

P.S.: possibilidade de comentar aberta a partir de hoje. Mandem posta!
eXTReMe Tracker


referer referrer referers referrers http_referer